Sample Text

Juramento de Hipócrates


Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higéia e Panacéia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.

Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.

Conservarei imaculada minha vida e minha arte.

Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.

Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.

Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.

Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.

sábado, 29 de outubro de 2011

Lipoaspiração - Desvendando mistérios...


 

A lipoaspiração não é um substituto das dietas, mas promove a remoção das gorduras que não respondem aos tratamentos de emagrecimento ou aos exercícios físicos.

A cirurgia é realizada através de uma incisão milimétrica, por onde é feita a aspiração da gordura indesejada. A quantidade de gordura aspirada varia de acordo com a região e as necessidades de cada caso em particular.

Perguntas mais freqüentes :

Há cicatrizes na lipoaspiração e onde se localizam ?
Sim, mas são bem pequenas em média 0,5 cm. A localização e o número dependem da área a ser lipoaspirada. Normalmente estão em lugares escondidos e com o tempo tornam-se cada vez mais suaves, quase imperceptíveis.


Qual a melhor indicação para lipoaspiração ?
Os melhores casos para a lipoaspiração são aqueles em que a pessoa está com um peso adequado e, apesar disso, ainda apresenta em certas áreas do corpo um lipoacúmulo (gordura localizada). Evidentemente não indicamos só casos ideais, mas não podemos deixar de frisar que quanto mais nos distanciamos da melhor indicação, os resultados conseguidos serão proporcionalmente menores.


Existe possibilidade da pele ficar flácida após uma lipoaspiração ?
Sim, existe. A escolha do caso é muito importante na prevenção desta ocorrência. Não devemos indicar casos que já tenham uma flacidez evidente. A pele tem elasticidade e pode retrair, acompanhando o volume da região lipoaspirada; mas se esta capacidade estiver prejudicada pode ocorrer alguma flacidez. Convém lembrar que quanto maior for o volume de gordura retirado de uma determinada região, maior é, teoricamente, a chance de que a pele não consiga acompanhar a diminuição do volume correspondente a esta remoção. O médico, após exame cuidadoso, poderá dizer se no seu caso esta ocorrência é factível ou não, mas nunca poderá garantir antecipadamente que não ocorra, mesmo conduzindo adequadamente todo o procedimento.


Como ficará meu corpo após a lipoaspiração ?
Seu corpo será o mesmo; melhorando suas proporções nas áreas em que foi realizada a lipoaspiração. Você não deve esquecer que, até que se atinja o resultado almejado, suas formas passarão por fases intermediárias:

a) Período imediato: vai até o 30º dia. Neste período, haverá áreas roxas e muito edema (inchaço) que logicamente encobrirá o resultado. Sua forma ainda está aquém do resultado planejado, pois, até que se atinja a forma definitiva, surgem “pequenos defeitos” (inevitáveis em todos os casos), que tendem a desaparecer com o decorrer do tempo. Lembre-se desta observação: Geralmente, nenhuma lipoaspiração fica “perfeita” no pós-operatório imediato.

b) Período mediato: vai do 30º dia até o 4º mês. Neste período, a sua forma começa a apresentar uma evolução que tende à forma definitiva. Não é rara neste período certa insensibilidade ou hipersensibilidade na área lipoaspirada. Apesar de certa euforia da maioria das pacientes, já neste período, o resultado ficará melhor ainda, pois isto será a característica do 3º período (tardio).

c) Período tardio: vai do 4º ao 6º mês. É o período em que a cirurgia atinge seu aspecto definitivo (forma, volume, sensibilidade). O grau de elasticidade da pele e o volume retirado da região tem grande importância no resultado final.

O peso no pós-operatório influencia o resultado ?
Na lipoaspiração, a área em que atuamos é apenas uma parte do todo que é a modelagem corporal completa. É evidente, então, que as pessoas que se submetam à lipoaspiração com um peso acima do ideal para sua altura e idade, poderão melhorar ainda mais o seu resultado se conseguirem adequar seu peso no pós-operatório. Por outro lado, aquelas pessoas que descuidarem de seu peso, terão perda proporcional do resultado conseguido. A lipoaspiração melhora sua forma mas, infelizmente, não tira sua responsabilidade de tomar cuidados em relação ao peso.


Posso no caso de meu peso estar acima do indicado usar a lipo como um incentivo para atingir meu peso ideal ? Pode, mas cuidado, fazer a lipoaspiração determinará uma melhora na região operada, mas não garante que você realmente consiga no pós-operatório atingir seus objetivos de perda de peso. Muitas pacientes que fazem lipo com este objetivo, acabam pelo incentivo da melhora com a cirurgia, se motivando a continuar o emagrecimento e atingindo um resultado bastante satisfatório. Mas isto é uma responsabilidade sua.




O pós-operatório da lipoaspiração é doloroso ? Sim, mas se você seguir as instruções médicas, principalmente no que tange à movimentação, esforços e demais cuidados nos primeiros dias, ou seja, se você se mantiver em repouso, não terá dor. Caso ocorra uma sensibilidade maior, esta poderá ser amenizada com o uso de analgésicos comuns.


Há perigo nesta operação ? O risco cirúrgico depende de suas condições de saúde.


Qual o tipo de anestesia utilizada ? Anestesia geral, peridural, raqui ou local, dependendo da extensão da área a ser lipoaspirada e características psicológicas de cada paciente.


Quanto tempo dura o ato cirúrgico ? Depende da extensão da área a ser lipoaspirada, podendo variar de 30 minutos até 3 horas.


Qual o período de internação ? Anestesia local : de 1 a 3 horas, dependo do volume aspirado.
Anestesia geral, peridural e raqui : de 8 a 24 horas.


São utilizados curativos ? Sim, curativos simples associados ao uso de modeladores. Estes modeladores variam de acordo com a área que foi lipoaspirada. Devem ser usados continuamente por um período de um mês.


Quando são retirados os pontos ? São retirados por volta do sétimo dia, sem maiores incômodos.


Quando tomarei banho completo ? Normalmente após o primeiro dia da cirurgia.


Quando poderei retornar à minha ginástica ? Geralmente de 20 a 30 dias após a cirurgia.


Pode haver necessidade de outra cirurgia (retoque) ? Sim, não é provável, mas é possível que haja necessidade eventual de alguma melhora no resultado através de um retoque. Não confundir fase intermediária de uma cirurgia com alteração que exija retoque. Para ter certeza é preciso aguardar o tempo correto para uma avaliação e decisão sobre este procedimento.