Sample Text

Juramento de Hipócrates


Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higéia e Panacéia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.

Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.

Conservarei imaculada minha vida e minha arte.

Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.

Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.

Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.

Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Quais são os riscos reais da anestesia?

QUAIS SÃO OS REAIS RISCOS DE UMA ANESTESIA ?



 A anestesia, como qualquer outro procedimento médico, envolve riscos. Estes riscos podem ser decorrentes de efeitos de medicamentos anestésicos ou de fatores inerentes ao próprio paciente, como doenças cardíacas, respiratórias e alergias. Os riscos mais temidos são ocorrências respiratórias (falta de ar, queda da oxigenação do sangue, chiado), cardiovasculares (queda de pressão, arritmias cardíacas, diminuição do batimento cardíaco), e alérgicos (reações na pele, inchaço dos olhos e da garganta, chiado, queda de pressão). O grande diferencial entre os profissionais Anestesiologistas consiste na sua capacidade de atuar frente a estas complicações, prevenindo e tratando as complicações dos diversos procedimentos exisentes.
No passado, o próprio cirurgião aplicava a anestesia e a enfermeira cuidava do paciente; inúmeros insucessos afloraram-se em virtude da falta de formação profissional e da falta de experiência para lidar com situações difíceis. Atualmente, tais práticas são inaceitáveis, não apresentando embasamento legal. A assistência do Médico Anestesiologista promove segurança, conforto e humanização aos pacientes, apresentando grande impacto na qualidade de Serviços Médicos prestados pelas instituições.


O desempenho técnico de profissionais capacitados e com boa formação são pré-requisitos fundamentais para a redução dos riscos envolvidos nos diversos procedimentos, influenciando decisivamente os resultados. A anestesiologia, hoje, contitui-se em respeitada especialidade medica, altamente comrometida com os pacientes e Instituiçõe. A Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e suas regionais (em Minas: Sociedade de Anestesiologia de Minas Gerais - SAMG), muito investem na capacitação dos médicos, em sua formação, e na reciclagem e atualização dos profissionais em exercício.
Em mãos de profissionais responsáveis e devidamente habilitados, atuando em Instituições igualmente comprometidas com os nossos pacientes, a anestesia torna-se, portanto, uma ciência segura, reduzindo os riscos e humanizando as intervenções medicas !

Nenhum comentário:

Postar um comentário