Sample Text

Juramento de Hipócrates


Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higéia e Panacéia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.

Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.

Conservarei imaculada minha vida e minha arte.

Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.

Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.

Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.

Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Terapia de Gerson - O milagre da cura

Max Gerson
Max Gerson foi um médico europeu, judeu alemão, que se radicou nos Estados Unidos devido ao Nazismo e a 2ª guerra mundial, e descobriu um tratamento holístico para cura do câncer através do uso de sucos de frutas orgânicas e através da desintoxição por inoculação de café orgânico. Seu tratamento revolucionário curou milhares de pessoas no mundo todo e sua filha mais nova deu continuidade ao seu trabalho, através do Instituto Gerson e da criação de um Hospital em Tijuana, México.

O Hospital foi criado no México e não nos EUA por que as leis estadunidenses proíbem o tratamento do câncer por métodos que não sejam as técnicas invasivas e destruidoras da quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Pessoas de todo mundo vão até o Hospital em Tijuana para curar-se e aprender a técnica curadora de Gerson, criando assim centros de cura em outras partes do mundo.

Gerson foi assassinado por envenenamento por arsênico, mas isso não impediu que sua obra fosse escrita e publicada, tornando-se a cura verdadeira para o mal do câncer. Mal maior certamente são aqueles que o assassinando queriam manter intocadas as bases da doença para auferir lucro com o sofrimento humano.



A Terapia Gerson é um poderoso tratamento natural que permite que os mecanismos de cura do nosso próprio corpo actuem.
Quando foi apresentada ao mundo por Max Gerson, M.D., esta terapia alimentar estava tão à frente do seu tempo que não havia praticamente nenhum estudo disponível na literatura científica que explicasse como ela podia conduzir a espantosas curas, quer em doenças crónicas quer infecciosas. Apesar disso, e pelo facto de, através dela, tantas pessoas se terem curado dos seus casos avançados de tuberculose, doenças de coração, cancro e muitas outras doenças, a Terapia Gerson estabeleceu-se como um enorme contributo para o campo da medicina, através da publicação de artigos na “literatura médica revista por pares” (peer-reviewed medical literature). Max Gerson publicou pela primeira vez sobre o tema do cancro em 1945, quase 40 anos antes da adopção do actual programa sobre dieta, nutrição e cancro pelo Instituto Nacional do Cancro dos EUA.
Desde que começou a aplicar o seu tratamento, nos anos 20, Gerson tratou muitas centenas de pacientes e continuou a desenvolver e refinar a sua terapia até ao dia da sua morte, em 1959, com 78 anos.
O seu paciente mais famoso foi o Dr. Albert Schweitzer, filósofo, teólogo e médico missionário, que aos 75 anos sofria de diabetes avançado. Gerson tratou-o com a sua terapia e Schweitzer curou-se por completo, voltou ao seu hospital africano, ganhou o prémio Nobel da Paz aos 77 anos e trabalhou até aos 90.
Schweitzer escreveu: “Vejo no Dr. Gerson um dos mais eminentes génios da história da medicina”.
A 14 de Maio de 2005, em Ottawa, Canada, o Dr. Gerson e 7 outros gigantes da medicina foram reconhecidos como pioneiros nos seus campos ao serem incluídos no “Hall of Fame” da Medicina Ortomolecular (Orthomolecular Medicine Hall of Fame). Desse “Hall of Fame” já faziam parte os 10 primeiros laureados da Sociedade Internacional para a Medicina Ortomolecular (International Society for Orthomolecular Medicine), começando, obviamente, por Linus Pauling, PhD, duas vezes Prémio Nobel e criador do termo “ortomolecular”, no seu artigo “Psiquiatria Ortomolecular” publicado na revista “Science” em 1968.

Alimentando-se bem

A Terapia Gerson abarca o corpo na sua totalidade. Não visa nenhum orgão ou sistema em particular. Todos os sistemas interagem entre si e são importantes, mesmo se alguns órgãos, como o fígado, têm actividade metabólica mais vasta, e nomeadamente a função de desintoxicação por excelência, pelo que é aquele que primeiro se pretende regenerar. Nutrição e desintoxicação dirigem-se a todo o corpo. O que importa é restabelecer o metabolismo de todo o corpo.
METABOLISMO
Todos os mal-estar físicos são expressão de um metabolismo anormal ou perturbado, quer por excesso quer por deficiência. O metabolismo deverá ser reequilibrado na sua totalidade. A terapia não visa qualquer metabolismo específico. Uma vez o metabolismo globalmente restabelecido, todos os males terão desaparecido.
NATURAL
Sempre que viável, os nutrientes devem ser fornecidos em alimentos naturais.
SUPLEMENTOS
São usados somente e apenas quando não é conhecida uma forma natural plausível para fornecer a quantidade necessária de certo nutriente.
ABUNDÂNCIA DE NUTRIENTES
Abundância de vitaminas, minerais, enzimas e oxigénio, todos eles nutrientes imprescindíveis ao metabolismo. (repito: todos estes nutrientes devem ser fornecidos através dos alimentos, excepto se não é conhecida uma forma natural plausível para fornecer a quantidade necessária de certo nutriente)
VEGETARIANO
Do mundo animal, apenas Cottage Cheese (um queijo suave que não tem tradução para portugiês)
BIOLOGICO
Alimentos não sujeitos a qualquer tipo de pesticida, insecticida ou outra droga, bem como não adubados com substâncias contendo qualquer químico industrial adicionado. A adubação é exclusivamente feita com matéria orgânica natural, ela própria também biológica
FRESCO
Vegetais recém-colhidos, com o máximo de energia vital e de nutrientes ainda inalterados
CRUS
Alimentos ingeridos crus são a forma de obter o máximo de energia vital e de nutrientes ainda inalterados. Os alimentos, quando cozidos, sofrem alterações ao nível da maior parte dos seus constituintes, nomeadamente das suas vitaminas, proteínas (enzimas e outras) e quantidade de oxigénio.
COZIDOS
Alimentos cozidos têm como função proporcionar um bom funcionamento intestinal (papa de aveia matinal) e nutrir-nos e aquecer-nos fisica e emocionalmente. É também a forma mais plausível para comer alguns alimentos importantes, como por exemplo a batata, tão rica em potássio.
ZERO TÓXICOS, ZERO QUIMICOS ADICIONADOS
Este cuidado não é apenas com os alimentos. Mas convenhamos que não vamos parar de respirar para nos curarmos, pelo que será de todo em todo impossível suprimir por completo todos os tóxicos atmosféricos. No entanto, poderemos escolher a melhor atmosfera possível, a melhor àgua possível, os melhores produtos de limpeza possíveis.
ZERO SAL ADICIONADO
O sal é composto quase exclusivamente por cloreto de sódio ( Na Cl ). O sal é altamente nefasto porque, em quase todos os casos de doenças degenerativas, há excesso de sódio (Na) e deficiência de potássio (K) nas células. O que se pretende é que o potássio volte a penetrar nas células e o sódio delas seja expulso.
Nota: O sódio (Na) e o cloro (Cl) necessários ao nosso bom funcionamento encontram-se em quantidades mais do que suficientes nos próprios alimentos. É absolutamente desnecessário adicionar sal.
Zero sal, zero produtos salgados.
POTÁSSIO
Batata, tomate e banana são muito ricos em potássio.
SUMOS
Forma natural de fornecer o máximo de vitaminas, minerais, enzimas e oxigénio com o mínimo de esforço digestivo para o organismo (seria impossível ingerir toda a quantidade de alimentos que é convertida em sumos durante o dia, assim como seria uma sobrecarga em termos de digestão). A Terapia compreende 13 sumos (1 a cada hora) mas não limita a esse número. Quem quiser pode beber mais.
ZERO ÁGUA
A água é essencial, mas, bebida pura, dilui os sucos gástricos (o que não é grave para uma pessoa saudável, mas não se pretende que aconteça numa pessoa doente em processo de desintoxicação e regeneração). Ora 13 sumos de vegetais e frutas fornecem água mais do que suficiente ao organismo e não diluem os sucos gástricos, ao contrário. Toda a sede deve, portanto, ser saciada com sumos (13 ou mais). Para além dos sumos, nomeadamente durante a noite ou quando o paciente tem náuseas, é aconselhável beber tisanas de hortelã pimenta, que diminuem as náuseas e também não diluem os sucos gástricos.
PROTEINAS
De origem vegetal e Cottage Cheese (um queijo suave que não tem tradução para portugiês)
com moderação
LIPIDOS
No inicio, utilizar somente e apenas Óleo de Sementes de Linhaça (Flaxseed Oil), obviamente de primeira pressão a frio.
Depois de ultrapassada a fase crítica inicial da desintoxicação (3 ou 4s semanas), além do Óleo de Linhaça, a Terapia Gerson inclui ainda Cottage Cheese (um queijo suave que não tem tradução para portugiês).
ALCALINIDADE
Em quase todos os casos de doenças degenerativas há excesso de acidez no corpo: no sangue, nos órgãos, nas células. Isso altera grandemente o metabolismo. O metabolismo saudável do corpo requer um meio mais alcalino. Os alimentos usados na Terapia Gerson tendem a criar a alcalinidade necessária ao bom metabolismo.

A Terapia em si

A dieta Gerson é naturalmente rica em vitaminas, minerais, enzimas e líquidos. É extremamente baixa em sódio e gorduras.
Tipicamente, um paciente Gerson tem a seguinte dieta diária:
- 13 copos de sumo, — de cenoura, cenoura/maçã e de vegetais de folhas verdes –, preparados, de hora a hora, a partir de produtos biológicos e frescos
- 3 refeições totalmente vegetarianas, igualmente a partir de produtos biológicos e frescos, preparadas com vegetais, cereais integrais e frutas…
Uma refeição típica inclui: uma salada variada, vegetais cozinhados, batata assada, sopa e sumo
Tudo sem sal.
- fruta fresca e biológica sempre disponível, como complemento à dieta
A Terapia Gerson procura regenerar o corpo para a saúde, estimulando o metabolismo inundando o corpo diariamente com nutrientes de cerca de 8 quilos de vegetais e frutas cultivados biologicamente. A maior parte é utilizada para fazer sumos frescos, um copo de hora a hora, 13 vezes por dia. Comida sólida, crua e cozida, é consumida nas quantidades que se desejar.

Lista de alimentos PERMITIDOS na Terapia Gerson

Esta é a lista de alimentos Gerson permitidos.

alface romana (é a mais nutritiva das alfaces), chicória, escarola-endívia de folha larga, endívia, acelga, acelga suíça, agrião, espinafre, folhas de beterraba, girassol verduras, brócolis, couve, couve-portuguesa, couve-galega (kale, collard greens), couve lombardo, couve chinesa, couve branca, couve roxa, couve-flor, alcachofra, tomate, tomate cereja, tomate chucha, pimentão verde e vermelho, abóbora, abobrinha/curgete, beringela, alho, cebola, cebola roxa, cebola verde, chalota, alho-francês/alho-poró, cebolinha-francesa, cenoura, nabo, rabanete, rábano, beterraba, raiz de aipo, raiz de salsa, raiz de tupinambo ou girassol, batateiro, raiz forte, ruibarbo, batata, batata doce, ínhame, ervilha, ervilhas de neve, feijão verde, lentilha, lentilhas germinadas.
SÓ para dar sabor – Usar pouca quantidade
alecrim, casca da semente da noz moscada, cebolinha, coentro, cravo, endro, erva-doce, estragão, folha de louro, funcho, hortelã, limão, louro, salsa, sálvia, satureja-segurelha, tomilho
Uso ao Pequeno Almoço — Desjejum (Café da Manhã – sem café)
flocos de aveia
Uso ocasional
arroz integral, arroz selvagem, centeio, trigo
Frutas
As frutas principais da dieta Gerson são:
maçã e banana
Mas pode também usar:
ameixa, cerejas, damascos, alperces, figos, mamão/papaia, manga, pêra, pêssego
Frutos secos-para adoçar-Usar pouca quantidade
uvas passas, figos secos, ameixas secas, alperces/damascos secos

Lista de alimentos PROÍBIDOS na Terapia Gerson


Esta é a lista de alimentos PROÍBIDOS na Terapia Gerson.
alimentos processados, alimentos conservados, enlatados, engarrafados, alimentos refinados, alimentos salgados, defumados ou sulfurados, alimentos congelados, sal, sal de cozinha, sal marinho, sal de todas as maneiras, vegetal, tamari, shoyu, miso, sal leve ou substitutos de sal, sais de Epsom, açúcar branco, bolos e doces, chocolate, cacau, farinha e todos os alimentos à base de farinha, gelados/sorvetes, manteiga, natas e outros produtos lácteos, queijo, gorduras animais, manteiga de frutos secos (amendoin, sésamo, amêndoa etc), margarina e óleos para barrar, óleos hidrogenados ou parcialmente hidrogenados, óleos e gorduras e outros alimentos que os contêm. Isto inclui óleo de milho, azeite (de oliva), óleo de canola, óleo vegetal, exceto óleo de sementes de linho (que é especialmente prescrito), qualquer fonte de gorduras dietéticas,
carne, peixe, mariscos e outros animais, proteínas e alimentos ricos em proteínas, suplementos de proteínas, incluindo os à base de cevada ou de algas, rebentos/brotos de alfafa e de outras sementes ou de feijões
soja e produtos com soja, sementes, frutos secos (amendoim, amêndoa, avelã, caju, nozes, etc), álcool
bebidas comerciais, café como bebida, chá preto e outros chás não de ervas, especiarias, pimenta,  paprika/colorau, manjericão, orégano, mostardas, cogumelos, espinafre cru (cozido é permitido), pepino
leguminosas e produtos com base em leguminosas (feijões, grão de bico, etc), abacaxi/ananás, bagas (morangos, amoras, framboesas, etc), coco, pêra abacate, fluór: tudo o que contenha flúor (incluindo pasta de dentes – pode comprar pasta de dentes em lojas de produtos naturais), sódio: bicarbonato de sódio e tudo o que contenha sódio.

Fonte e mais informações: terapiagerson.wordpress.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário